Paternidade ativa

Já ficou comprovado a grande importância que os pais têm na vida e criação dos filhos. A presença em todas as fases, não é só essencial, mas sim, é capaz de transformar o coração e pensamento das duas pessoas que precisam dar e receber afeto, nessa ligação tão forte e poderosa. Na história que vamos contar, o paizão passou, não somente carinho e educação para seus filhos, mas também o amor pela profissão. Conheça Dr. Dirceo, Dr. Tulio e Dr. Tobias, pai e filhos que atuam na área de saúde e tem o mesmo local de trabalho há muitos anos

01/08/2020 Especiais Carolina Padilha Alves Tiago Sutil

Dirceo, Tulio e Tobias. Esse trio inseparável de pai e filhos dividem a mesma paixão profissional e, ainda por cima, trabalham há anos no mesmo local, conhecido aqui em Vacaria como Clínica Trevisan. Dirceo é médico há mais de quatro décadas e é especializado em Ginecologia e Obstetrícia, mesma especialização de seu filho do meio, Tulio, deixando a parte de cirurgia buco-maxilo-facial para o mais novo, Tobias. Taís, a filha mais velha, optou por ser arquiteta, sendo a única que não se interessou pela área da saúde.

O patriarca nos conta que, quando seus filhos ainda eram crianças, ele os levava junto para o centro cirúrgico e eles assistiam de perto como tudo funcionava. E foi em uma dessas vezes, que Tulio decidiu sua profissão.

“Lembro que me vestiram de médico e foi ali, naquela sala de cirurgia, que eu decidi que seguiria os passos do meu pai. Nunca tive dúvidas dessa minha decisão, jamais pensei em fazer outra coisa da vida. Acredito que minha realidade hoje é fruto de incentivo e vocação”, completa o filho.

Tobias também acabou entrando para o setor hospitalar, já que sua especialização é em Cirurgia e Implante, e tem as mesmas recordações de ir assistir seu pai no momento da operação.

  Com tanto tempo de experiência trazendo crianças ao mundo, Dirceo explica que acompanhar os pais no momento do nascimento de seus filhos, é desafiador. “Para o homem, participar do parto é viver minutos únicos, desde que o mesmo seja instruído e preparado para estar ali. Quem não é acostumado com um bloco cirúrgico, vai achar aquele um ambiente difícil, o que causa nervosismo, ansiedade, e para a mãe que está ali, é importante passar apenas o sentimento de proteção”, declara. 

Já seu filho Tulio, que desenvolve o mesmo trabalho há vinte anos, salienta a importância do homem acompanhar a mulher já nas consultas, durante a gravidez.

“É um privilégio poder ajudar outros homens a se tornarem pais naquele momento específico do nascimento. Porém, hoje em dia é importante passar por todo o processo junto, já que não existem mais papéis específicos de mãe e pai depois que a criança nasce. Sabemos também que tudo é muito relativo, pois alguns pais adotivos, se mostram melhores na paternidade do que alguns que estiveram no hospital”, reflete o médico.

Sobre ser pai, Tulio explica que nunca fez muitos planos em sua vida e sempre deixou tudo acontecer naturalmente. “Se você me perguntasse há quinze anos atrás se eu ia ter três filhos, como tenho hoje, não saberia o que te responder. Porém se você me perguntar hoje se eu ainda teria mais três, a resposta é sim”, afirma o doutor.

Quando indagados sobre a influência profissional que exercerão sobre seus filhos, Tulio e Tobias tem pensamentos e respostas parecidas. “É inegável que temos expectativas que nossos filhos sigam pelo mesmo caminho. Acabamos induzindo até mesmo sem querer, mas o que importa é que eles sejam felizes com a profissão que escolherem”, explicam os irmãos. E Tobias complementa.

“Induzo a estudar, a pensar o que vai querer ser, independente do nosso ramo. As questões pessoais serão sempre respeitadas”, afirma.

 

A continuidade da vida

 

De família Italiana, Dirceo sempre foi acostumado com casa cheia e nunca imaginou sua vida sem casamento, filhos e netos. Até o momento, ele já é avô de seis, cinco meninos e uma menina, dos quais ele fez todos os partos, e que hoje enchem sua casa de alegria.

“Ter filhos é uma realização. Ter netos é saber que a coisa deu certo e continua caminhando”, revela.

O sábado foi eleito o dia da semana para toda a família reunir-se na casa do patriarca. Porém, nessa reunião semanal, o trio prefere não falar sobre trabalho, pois já bastam todos os outros dias que passam juntos, lidando com questões complicadas, dividindo obrigações e a correria do dia a dia. 

Com quase setenta anos e dono de um senso de humor invejável, Dr. Dirceo é ativo em suas atividades, participativo em seu núcleo familiar e sente-se completo fazendo o que ama e tendo formado uma família do jeitinho que imaginou.

“Ter filhos como os meus é bom demais, né? É puro orgulho!” finaliza, emocionado.

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.