Nicoli Giequelin e sua família, escolheram a Argentina como destino das férias de inverno de 2024, aproveitando ao máximo os encantos da neve em San Martín de los Andes, praticando snowboard e visitando outras cidades como Bariloche e a capital Buenos Aires
Para quem quer viver a experiência da neve, como foi o caso de Nicoli e seus familiares, hospedar-se em San Martín de los Andes pode ser uma ótima escolha, já que fica próximo ao Brasil e tem uma cultura que lembra bastante a dos gaúchos.
“Alguns dos integrantes do passeio, estavam tendo seu primeiro contato com a neve, o que tornou a viagem ainda mais especial”, explica ela.
Apesar de ter se deparado com costumes parecidos com os nossos, como o grande consumo de carne e vinho nesta época do ano, Nicoli notou uma diferença na prática da “siesta” feita pelos argentinos, que leva o comércio local a funcionar das 8:30 até as 13h, e das 17h às 21h, em média.
“Os moradores são pessoas bem amigáveis, cordiais e atenciosas, principalmente em cidades menores como San Martín. Já na capital, as pessoas não foram tão calorosas”, comentou.
Um dos pontos altos da trip foi a prática de snowboard e ski, esportes totalmente diferentes do que estamos acostumados. Sobre a hospedagem, a turista dá uma dica.
“Principalmente para viagens em família e para outro país, é interessante escolher casas ou apartamentos para se hospedar. Ficamos em uma residência bem completa e aconchegante, onde pudemos desfrutar de diversos momentos gostosos em família, como preparar as refeições juntos. San Martín é rodeada por montanhas, que podem ser vistas por todo lado, fazendo com que a vista das janelas fosse um show à parte”, relembra.
Cerro Chapelco: montanha onde funciona uma das mais importantes estações de esqui da América do Sul;
Centro da cidade de San Martín: conta com diversas lojas e restaurantes muito charmosos;
Bariloche: está a 4h de carro e a rodovia que liga as duas cidades é conhecida como Rota 40, que conta com a Rota dos 7 Lagos no meio das montanhas, garantindo uma paisagem magnífica. Uma ideia é se organizar para pegar o fim da tarde na ida ou volta do trajeto, assim poderá contemplar um pôr do sol inesquecível;
Cerro Bayo: parque com foco na prática de esportes e diversão na neve.
Nicoli, que ama viajar e enxerga este ato como um verdadeiro investimento, já esteve em outros lugares do mundo, e analisou algumas melhorias que gostaria que fossem aplicadas em nossa cidade. “Julgo necessária uma reorganização do sistema viário do município e a construção de uma rede de ciclovias, para facilitar e manter seguro o trânsito das pessoas”, declara.
Além de abrir a mente e te fazer pensar fora da caixa, segundo a entrevistada, a experiência de estar fora te faz valorizar as coisas boas de onde você vive.
“Pude ter momentos inesquecíveis ao lado da minha família, ver paisagens incríveis, comer comidas deliciosas e conhecer locais extremamente agradáveis. Foram dias maravilhosos”, conclui.