Um homem de muitas faces

Antônio Golin, mais conhecido como Toni Borracheiro, atua em vários setores da sociedade e contribui há muitos anos com a comunidade de Vacaria. Por esse motivo, fazemos uma homenagem a quem dedicou a vida para ajudar o próximo

01/04/2018 Especiais Vacaria Nativista

Nascido em Erechim, atualmente com 85 anos de idade, seu Toni é amante da leitura e do Grêmio Esportivo Glória, além do gosto em ajudar as pessoas, principalmente as mais carentes. Filho de Luís Golin e Regina Captâneo, sua trajetória até chegar em Vacaria foi recheada de dedicação ao futebol.

Começou a praticar o esporte em Santana do Livramento, onde serviu o Exército, concluiu o Ensino Médio e iniciou a faculdade de Economia. Em 1952, já jogando futebol profissionalmente, foi transferido para o Glória de Carazinho e, um ano depois, para um time de Concórdia, SC. Em 1957 foi transferido para o Sadia por uma transação de alto valor para os padrões da época.

Veio para Vacaria em 1965, onde reside até os dias atuais. Nessa época, foi nomeado delegado do Federação Gaúcha de Futebol. Aqui, seu Toni, juntamente com a família, construiu a Churrascaria e Hotel Altos da Glória e deu início à icônica “Borracharia do Toni”, sinônimo de tradição no município.

Mas sua paixão pelo futebol continuava e, em 1970, o já conhecido por Toni Borracheiro prestou serviços voluntários ao Grêmio Esportivo Glória de Vacaria, ajudando na construção do estádio do mesmo. Lá, trabalhou na escolinha de futebol e comandou os juniores do time. Hoje, além de acompanhar os jogos do nosso “Leão da Serra”, torce pelos netos que atuam como jogadores profissionais do time. Sinal que a genética não falha!

Porém, o que mais aproximou seu Toni da população foi a área medicinal, onde desenvolveu técnicas para ajudar pessoas com problemas ortopédicos e criou remédios caseiros e naturais para inúmeras doenças. Conhecido como “Médico das Quebraduras”, com o passar dos anos conquistou o carinho e a admiração de grande parte de Vacaria e região, que até hoje o procura para curar suas enfermidades. Conta que “os remédios mais procurados pela comunidade são para o nervo ciático e para ácido úrico (ri brincando que para os ricos esta é chamada de gota), mas a maioria é quebradura mesmo”.

Outra coisa que torna o seu Toni uma pessoa muito especial é o espírito humanitário, haja vista uma vida dedicada ao serviço assistencial. Além de continuar ajudando as pessoas com problemas de saúde, também está sempre atento às crianças do seu bairro e de todas aquelas que vão lhe pedir ajuda, seja através de doação de alimentos, fraldas, roupas ou simplesmente um sorriso amigo.

Em 1992, Toni Borracheiro se elegeu vereador do município de Vacaria, com aproximadamente 600 votos, desenvolvendo um trabalho voltado a atender as necessidades das pessoas. No cargo propôs um projeto de lei inovador na época – o segundo grau completo como requisito para o cargo de vereador.

Em 2016, se aposentou da Borracharia, mas continua com o seu trabalho medicinal. Casado há 60 anos com dona Norma Boeira da Rosa Golin, possui três filhos – Lúcio Antônio (professor de matemática), Paulo Roberto (aposentado da Borracharia) e Rosângela (Neca) –  nove netos e três bisnetos.

Orgulhoso, conta que adora pescar e raramente vai ao centro, mas dirige bem, nunca levou uma multa. Caseiro, gosta de cuidar da sua enorme horta e do seu pomar, onde há uma variedade enorme de frutas. Outra coisa que o casal adora fazer é dançar, principalmente xote e tango. Diz que “se dona Norma escuta um tango, já se levanta!” e que os “jovens, nos bailes, se entregam antes deles”.

De um coração enorme, em outubro do ano passado, Antônio Golin recebeu o título de “Cidadão Vacariense” pela Câmara Municipal de Vereadores”, onde a emoção falou mais alto e ele foi às lágrimas. Sinal de sensibilidade e coração generoso. Que Deus abençoe o nosso homenageado para que ele tenha muitos anos de vida pela frente, distribuindo alegria e bondade, juntamente com dona Norma, o seu porto seguro!

 

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.