Tempero de família

A empreendedora deste mês, traz a culinária italiana como o foco de um negócio com crescimento gradativo e relevante para nossa cidade

01/05/2019 Empreendedorismo Carolina Padilha Alves Tiago Sutil

Tudo começou no ano de 1998, quando Irma Dal Molin Schiochet precisou aumentar a renda da casa e ajudar seu marido, Deomar Schiochet, que na época era caminhoneiro. Ela, descendente de família italiana, aprendeu muito com sua mãe, Oliva. Foi então que nasceu a fábrica de massas caseiras Nona Oliva, como uma homenagem para a matriarca, que faleceu antes de ter a chance de ver a empresa funcionando com seu nome.

No início, Irma produzia apenas tortei, seu carro chefe até hoje. Adicionou grostoli e algumas tortas, que fazia em quantidade pequena, para consumo próprio e venda para vizinhos e familiares.

Em um ano e alguns meses, a distribuição de seus produtos já estava acontecendo em supermercados e algumas pessoas da família tiveram que ajudar na produção e na entrega, como suas irmãs Rosa e Mari, e seus cunhados Valner e Elisete. O processo era lento, todo manual, a massa era espichada na mão e só era usada uma única máquina pequena para auxiliar. Logo tiveram a primeira funcionária assalariada, sua cunhada Rose, a qual trabalhou durante anos na empresa.

No ano de 2013, o espaço da fábrica precisou ser aumentado, assim como o número de maquinário e as opções de produtos.

“Não estávamos mais dando conta de fazer tortéi manualmente, então foi comprado uma máquina exclusiva para isso. Nosso investimento mais recente foi a máquina automática de agnoline. Sofríamos com a escassez de mão de obra e víamos que cada agnoline ficava de um tamanho. Então, com a máquina conseguimos padronizá-lo no formato e no peso, mantendo o mesmo sabor e qualidade, substituindo apenas o trabalho manual pelo automatizado”, explica a proprietária.

Flávia, filha de Irma e Deomar, começou a ajudar na empresa quando tinha dezoito anos de idade.“Na adolescência eu não queria nem saber de trabalhar com a minha mãe. Tentei até fazer outro curso superior, morei fora, mas a mãe disse que precisava de mim para atuar no gerenciamento do negócio. Então, voltei embora com o objetivo de tentar, acabei me formando em Administração e hoje sou responsável por toda a parte administrativa, fiscal e financeira da Nona Oliva. Conto ainda com ajuda do André, meu namorado, que com um olhar de fora da empresa, sempre me dá ideias de como crescer e melhorar os processos e as vendas”, relata.

Há mais ou menos três anos, seu marido Deomar aposentou o caminhão e começou a ajudar na empresa. Ele sempre apoiou sua esposa e hoje faz parte da equipe, sendo responsável pelas compras de matéria-prima, pela preparação do recheio do agnoline e pelos molhos.

Atualmente, a empresa conta com o total de quatorze funcionários, possuem carro refrigerado e apresentam um leque enorme de produtos, como: tortei, macarrão, espaguete, talharim, agnoline, massa de lasanha, lasanha pronta, molhos prontos, rondele, massa de pastel, caldo de sopa pronto, panquecas recheadas, bucho pronto, etc.

Os recheios, sabores e temperos, desde o início, são todos decididos e testados em família, para garantir aquela qualidade e sabor italiano especial na mesa dos gaúchos.

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.