Matérias

Pintura automotiva em móveis

A pintura é uma maneira de revestir e beneficiar o material, otimizando assim as propriedades da superfície

01/12/2017 Artigos Etiene Arcari

A pintura é uma maneira de revestir e beneficiar o material, otimizando assim as propriedades da superfície. O acabamento em pintura alto-brilho é um dos mais valorizados no mercado moveleiro de alto padrão: laca automotiva, poliuretânica, laqueação P.U... são diversas as denominações quando o assunto é pintar ou colorir os móveis.

A Laca é um tipo de acabamento, um pigmento cuja função é selar superfícies e eliminar  imperfeições da madeira. Sua aplicação pode ser tanto automatizada quanto manual e resultado final deve ficar semelhante a pintura automotiva, que seria a laca brilhante, porém também existe em acabamento fosco, acetinado e semi brilho.

A qualidade, padronização e otimização de processos são os principais fatores que justificam a robotização da pintura na indústria moveleira. Ela é feita por robôs com pistolas sincronizadas afim de manter a pintura homogênea e livre de imperfeições. O processo de secagem é feito com raios ultravioleta em um forno especial.

O sistema é considerado inovador nesse segmento de mercado e peça final apresenta ótimo acabamento e resistência ao risco, resultando em um produto com maior valor agregado. Empresas gaúchas como a Bontempo e Todeschini sãos algumas das pioneiras do país no setor.

Recomenda-se contratar um profissional para laqueação mas existe a possibilidade de fazer em casa. É preciso material adequado e bastante paciência, pois o processo é um tanto demorado, podendo ser aprimorado com a prática!

Primeiro o móvel é lixado, aplica-se uma resina e um primer. Podemhaver retoques, porém a superfície deve estar nivelada para receber a pintura feita com uma pistola especializada. Em média são aplicados até 5 demãos para acabamento automotivo (alto brilho).

Geralmente as marcenarias oferecem este serviço no ou ele pode ser terceirizado, custando em média de R$150,00 a R$500,00 /m² para móveis novos ou restauração de móveis antigos.

Brilhos, reflexos, constrastes, cores e combinações!

Considerando as novas perspectivas do design contemporâneo, a Laca mostra-se um forte aliado para a indústria moveleira. Seu acabamento atribui sofisticação e elegância ao ambiente, ressaltando a vivacidade das cores e a linearidade do design.

A aplicação é indicada tanto para peças inteiras quanto em detalhes, para aqueles que preferem um estilo mais básico.  O alto brilho configura sofisticação ao ambiente e realça as cores através dos reflexos, enquanto o acabamento fosco das mesmas cores é mais discreto e fechado. Ambas opções caracterizam modernidade para o ambiente.

Outra variação interessante e contemporânea é apostar nos constrastes entre o rústico e o moderno, como a combinação entre o concreto aparente e o móvel alto brilho: a oposição de estilos destaca a peça, exaltando e valorizando o móvel.

 

Etiene do Amaral Arcari

Arquiteta e Urbanista

 

 

 

COMENTÁRIOS



Últimas

Do lixo, o sustento Especiais

Cores na arquitetura Casa20

Só a foto retém o tempo Empreendedorismo

Higiene e limpeza Publieditoriais

Para todos os gostos Publieditoriais



Caieruff

O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.