Menos é mais

Muitas pessoas já desapegaram da antiga tradição do “rosa para menina, azul para menino”, afinal, as cores não necessariamente tem a ver com o sexo da criança. Pensando nas novidades do mercado, trazemos ideias para quem quer apostar em um quarto infantil unissex, neutro e versátil

01/09/2019 Casa20 Carolina Padilha Alves

Cada família tem sua organização específica, gostos definidos e espaços limitados. A chegada de um filho é sempre um momento de renovação e de colocar as ideias para funcionar e arrumar o quarto da melhor maneira para a chegada do novo integrante. Ao saber o sexo da criança, muitos pendem para uma coloração específica imediatamente, sem antes consultar novas maneiras e idéias de decoração que vão beneficiar, inclusive, o bolso dos pais.

Isso devido a alguns motivos, como: quando a criança atingir certa idade, próximo à adolescência, por exemplo, talvez ela não vai mais querer um quarto todo rosa, ou todo azul, cheio de bonecas e carrinhos, e vai optar por algo mais adulto. Portanto, se o quarto for pintado com tons neutros desde o início, poupará uma nova reforma dentro de alguns anos. Outro motivo é a chegada de outro irmãozinho, de sexo oposto, e que talvez vá precisar dividir o cômodo versátil que abraça as propostas de ambas as crianças.

Quer dicas fáceis de como colocar tudo isso em prática? Então vamos lá!

Coloração

Pisos e paredes podem ser trabalhados com bases neutras, discretas e unissex, como branco, cinza, bege e tons amadeirados que trazem até um certo requinte para o espaço. Para quem não gosta de cores claras, verde, laranja, amarelo, turquesa e até o preto, se usado de maneira moderada, cumprem perfeitamente a função de neutralidade. A parede bicolor é uma ótima ideia para quem quer sair do tradicional e inovar na pintura.

Decoração

É possível fugir do estereótipo desses espaços, mas sem perder a essência infantil e delicada. Então, ao invés de optar por elementos óbvios de um quarto de bebê, opte por temáticas como natureza, mundo animal, fundo do mar, fauna e flora, referências étnicas, circo, entre outros. Quadros e móbile com bichinhos e plantas naturais, dispostas em vasos pequenos, são ótimas opções.

Ítens que não podem faltar

O moisés de palha é uma solução com matéria prima natural e que valoriza a tradição indígena do nosso país, sem deixar de lado a beleza e praticidade. Por ser leve e dinâmico, pode ser deixado no quarto do bebê durante o dia e levado para o quarto dos pais à noite, trazendo conforto e segurança ao recém nascido.

A poltrona de amamentação, seguindo o princípio de que “menos é mais”, não precisa ser de tamanho grande, pesada e que tome muito espaço. Hoje em dia já existem poltronas com design apropriado para deixar a mãe confortável e fazendo com que ela possa se sentar em várias posições.

A estante, prateleiras e guarda roupa, podem ser feitos de madeira ou outro material em tons amadeirados, mantendo a ideia do natural e garantindo que, com o passar do tempo, a criança não enjoe e ainda possa aproveitar para continuar guardando seus pertences sem achar infantil demais. 

Matéria inspirada no site Casa Vogue e blog Macetes de Mãe.

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.