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Marca: o resultado de uma identidade

O processo de construção de assinaturas visuais vai muito além do trabalho de criação

01/08/2017 Artigos Afrânio Scolaro

Muitos clientes procuram o meu estúdio quando precisam de um logotipo. Alguns estão prestes a abrir novos negócios, outros querem redesenhar suas assinaturas visuais. No entanto, a maioria acaba descobrindo que antes de construir uma nova marca é necessário encontrar o seu posicionamento. Um logotipo deve ser resultado de uma identidade e não o contrário. É preciso chegar à essência da marca para, então, criar algo que realmente faça sentido.

Encontrar essa essência é tarefa árdua. Requer um olhar aberto, um ouvido atento, muita sensibilidade e empatia. Além disso, demanda repertório. As leituras que um designer realiza, seus relacionamentos, os lugares que frequenta, suas viagens, as informações que adquire e o que absorve do mundo são insumos de grande relevância para o processo de criação de uma marca.

Todavia, essa bagagem só tem valor quando o profissional sabe fazer o uso dela, conectando as suas referências ao cerne do cliente. Isso é criatividade. Mas ser criativo também não basta. É importante conhecer as ferramentas certas para transformar as boas ideias em formas visuais precisas. Assim, é possível tomar decisões coerentes, desprendendo-se das ideias de menor potencial e investindo naquelas de maior expressão, até obter algo ideal para o cliente.

A construção de marcas requer sensibilidade, embasamento, repertório, criatividade e técnica. Sem qualquer uma dessas habilidades o resultado pode ser equivocado. Encontrar o profissional certo pode ser a grande chave para essa questão.

 

Afrânio Scolaro – Publicitário pela PUCRS, mestrando em Design & Tecnologia pela UFRGS e proprietário do estúdio Scolaro.

 

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