Matérias

Já fez seu chá hoje?

O chá é uma das bebidas mais antigas e consumidas em todo o mundo e traz grandes benefícios à saúde

01/09/2017 Artigos Ana Carolina Vieira de Santo

Segundo a ANVISA, o chá é uma bebida preparada a partir das partes de espécies vegetais como folhas, ramos, flores, frutos, raízes ou casca. Porém, não são todas as espécies vegetais, nem qualquer parte da planta, que podem ser utilizadas para o preparo de chás. Eles devem ser consumidos aliados ao plano alimentar, auxiliando no controle do peso corporal, ajudando na digestão, na diminuição de inchaço, na prevenção e tratamento de doenças, bem como, um grande aliado da beleza. Possui uma poderosa capacidade antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que produzimos ao longo do dia e é rico em catequinas (flavonoides).

Não é uma bebida para ser ingerida somente durante o inverno. Por ser uma estratégia simples e muito eficiente, independente da estação do ano, invista no consumo diário de chás, quente ou gelado e evite adicionar açúcar. Lembrando que o consumo de chás não substitui a ingestão diária de água e deve ser tomado em momentos adequados.

É de fácil preparo, podendo ser por infusão, o mais indicado para folhas e flores como hortelã e hibisco, que são colocadas em água quente e abafadas por aproximadamente 10 minutos. Ou podem ser preparados por decocção, indicado para raízes e cascas de plantas, como cascas de frutas, canela e gengibre. Colocar as raízes ou cascas na água e deixar ferver junto.

Para quem não tem hábito de consumir, aprenda a tomar chás. Sugiro começar por aqueles mais leves, como a camomila, ou frutas como a maçã com canela, abacaxi e laranja. É bom lembrar que os benefícios dos chás estão associados a um estilo de vida saudável e seu consumo não deve ser indiscriminado e usado em qualquer quantidade. Procure sempre o auxílio de um Nutricionista para adequações individuais dentro do plano alimentar.

Alguns chás e seus benefícios:

Chapéu-de-couro: ação diurética e anti-inflamatória;

Cavalinha: ação diurética 

Espinheira-Santa: dor de cabeça e dor de estômago

Hortelã: para dores de cabeça e digestivo

Boldo: digestivo

Camomila e Melissa: calmante e auxilia no sono

Gengibre: confere efeito termogênico, antioxidante, anti-inflamatório, má digestão e expectorante

Hibisco: retenção de líquido e auxiliar no processo de emagrecimento

Chá Verde: importante efeito termogênico, antioxidante, procure evitar consumir a noite, pois possui cafeína e pode atrapalhar no seu sono.

 

Ana Carolina Vieira de Santo

Nutricionista 

Pós graduada em Nutrição Clínica, Estética e Esportiva

 

 

COMENTÁRIOS



Últimas

Edson Benedet Publieditoriais

Talento nato Artistas

Casa Blanca Publieditoriais

Expedição: Hungria Expedição

Trailer da Lara Publieditoriais



Caieruff

O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.