Enoturismo açoriano

Única vinícola com características açorianas no Brasil, a Família Lemos de Almeida está instalada na cidade vizinha de Muitos Capões e teve sua primeira vinificação feita em 2012, colecionando prêmios e títulos desde então. Mais que atingir a excelência na produção de vinhos e espumantes, a marca é inquieta na busca de promover uma experiência sensorial peculiar

01/08/2019 Especiais C20 e Vitrine Propaganda Artur Alexandre

Enaltecendo as origens lusitanas, a conhecida vinícola Santa Rita, agora passa a ser vinícola Família Lemos de Almeida. Na cidade de Muitos Capões, estruturados em uma encantadora Vila Açoriana, a atuação se dá na produção de vinhos finos de castas portuguesas e francesas.

Foi em 2005, vislumbrando o terroir da região, favorável devido ao solo e ao clima, que iniciou a implantação da infraestrutura para a produção das uvas. No ano de 2009, plantou-se as primeiras mudas de origem Francesa, que deram início à primeira vinificação em 2012.

Conduzida pelo seu fundador e proprietário, Agamenon Lemos de Almeida, juntamente com a filha Bibiana Lemos de Almeida, a Vinícola mantém sua característica de propriedade familiar. 

A Vila Açoriana celebra a arte, a arquitetura, história e cultura, recebendo seus visitantes em uma área de 12 hectares, produzindo 100% dos seus vinhos a partir de vinhedos próprios e atinge 100 mil garrafas por ano, tornando-se notória pela premiada qualidade.

No dia 6 de Julho, Agamenon e Bibiana, receberam autoridades, imprensa e convidados em evento privado, para oficializar a nova identidade da vinícola. A noite foi marcada pelo lançamento de novas variedades de vinhos, que entram para o portfólio da vinícola. São vinhos produzidos pelas castas portuguesas Alvarinho, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Verdelho, além do vinho de corte, Nove Ilhas, que é elaborado a partir dos varietais Tinta Roriz, Touriga Nacional e Merlot.

Em 2019, a vinícola foi premiada com nove selos do concurso Wines Of Brazil Awards, realizado em junho no Rio de Janeiro, com destaque para o Capella dos Campos Alvarinho, que recebeu o selo Grand Gold. 

Tour da vinícola 

Monumento aos açores

A réplica do Monumento aos Açores remete a obra que homenageia, em Porto Alegre, a chegada dos primeiros 60 casais açorianos que povoaram a cidade. Traçada em linhas futuristas, a obra revisita a criação do escultor Carlos Tenius que lembra uma caravela, composta de corpo humanos entrelaçados, e leva à frente uma figura alada. O monumento na vinícola homenageia a chegada da primeira família açoriana na região dos Campos de Cima da Serra.

Capela e Casa Principal

A fé e a religiosidade são destaque na nossa Vila Açoriana. A bela capela é uma réplica da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, de Florianópolis. É ornamentada com obras pintadas em azulejo, assinadas pelo artista plástico Jesus Lima Fernandes, e exibe uma Via Sacra muito especial: 15 obras em óleo sobre tela retratadas pelo artista plástico Carlos Rigotti.

No entorno da vinícola, uma construção representa a casa de Anita Garibaldi, importante figura histórica que descende da família Ribeiro, imigrantes açorianos que se estabeleceram em Laguna, SC, no século XVIII.

Pórtico

Um novo monumento dá as boas-vindas aos visitantes da nossa Vila Açoriana. Ele é uma homenagem ao antigo Trapiche Miramar de Florianópolis, construído em 1925 e inaugurado em 1928. A construção preserva o estilo arquitetônico original com elementos neoclássicos e alguns detalhes art déco. O vitral é uma réplica do Miramar acrescida do logotipo da vinícola.

Moinho de Vento

Com o intuito de caracterizar a Vinícola Família Lemos de Almeida como uma Vila Açoriana, foi construído um Moinho de Vento. Com arquitetura típica das ilhas açorianas, os moinhos eram utilizados para moer cereais como milho, trigo e cevada. Os moinhos de vento surgiram predominantemente nas ilhas de São Miguel, Santa Maria e Graciosa e são considerados os mais bonitos do arquipélago dos Açores.

Farol

Nas ilhas açorianas, os faróis eram edificados no alto dos morros das ilhas. Normalmente ficavam integrados às habitações dos faroleiros. Na vinícola, o farol também foi construído na área mais alta remetendo a arquitetura dos arquipélagos. Junto a uma área coberta, o Farol e o Moinho de Vento são pontos de parada aos visitantes para apreciar a paisagem.

Por dentro da unidade de produção

Dentro do conceito açoriano, o prédio da unidade de produção da vinícola contornado pelos vinhedos, é uma réplica da Casa da Alfândega de Florianópolis. Um espaço singular, com feições lusitanas que remetem os visitantes às legítimas tradições açorianas, seus usos, costumes e a riqueza de sua gastronomia. Desde a arquitetura, até os objetos e decorações, tudo foi pensado para abrir uma nova página da história e cultura açoriana no Sul do Brasil.

São 1.175 metros quadrados, divididos em três pavimentos. Uma construção que conta com espaço para vinificação, escritório, recepção de visitantes, venda de produtos e uma cave, ambiente especial, localizado no subsolo do prédio. A cave é totalmente subterrânea e possui temperatura e umidade controladas. Todas as linhas de vinhos que levam a assinatura da marca, passam pelas barricas de carvalho francês e cada variedade leva um tempo específico para maturação.

Neste mesmo prédio ainda podem ser vistos quadros dos artistas plásticos Jesus Fernandes e Carlos Rigotti, encomendadas especialmente para a vinícola, além de trabalhos em renda de bilro.

Painel dos imigrantes

Um grande painel localizado na Cave da vinícola registra mais de 300 sobrenomes, preservando e difundindo os valores culturais açorianos, representados pelas famílias formadoras da identidade do homem rio-grandense. Ali estão os troncos familiares dos imigrantes açorianos que povoaram as terras brasileiras no século XVIII.

Processo de vinificação

A vinícola materializa sua busca pela excelência no ano de 2016, quando assume o controle total sobre sua produção de vinhos, desde o cultivo das videiras até o engarrafamento e comercialização.

Para atingir a melhor qualidade, a vinícola investe em tanques de microvinificação, de 125, 250 e 500 litros, para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Contato para mais informações:

Loja da Vinícola Família Lemos de Almeida
Av. Militar, 858 – Centro – Vacaria – RS

Fones: (54) 3232-0563 ou (54) 99707-3460

www.familialemosdealmeida.com.br
Facebook e Instagram: @familialemosdealmeida

 

Confira em nossa próxima edição, detalhes sobre cada produto da Vinícola Família Lemos de Almeida e mais informações sobre a visitação na propriedade.

 

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.