Matérias

Cultura Hip Hop

Conheça a organização Cypher Roots, que visa apresentar todas as vertentes da cultura hip hop para os jovens de nossa cidade

01/08/2018 Artistas Carolina Padilha Alves

Maicon Douglas Azevedo Santos é quem dá vida a organização Cypher Roots, o qual busca promover a cultura hip hop, abraçando todas as possibilidades desse mundo, como DJ, grafite, MC e dança break. Por acreditar que a arte de rua é um mecanismo social de engajamento e envolvimento, algumas atividades culturais são realizadas para introduzir o tema ao público alvo. O Cypher Roots funciona de forma paga e gratuita, já que é um serviço que pode ser contratado, mas também atua de graça com seus projetos em escolas públicas. Atualmente não recebe nenhum apoio governamental.

 A idéia em cada evento realizado, é apresentar aos jovens e adolescentes, bem como ao público adulto, opções culturais diferenciadas que fomentem a interação social através da realização de vários workshops de grafite, DJ e dança.

“Não queremos passar por cima do tradicionalismo da nossa Vacaria, mas sim trazer novas vertentes culturais à cidade”, comenta Maicon.

O idealizador atua na área da dança há dez anos, tendo passagem na Bronx Company, de Bento Gonçalves, e participações em eventos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Trabalha atualmente no projeto Escola Aberta, na Escola Estadual Ione Campos dos Santos e Nossa Senhora da Oliveira. “A cultura de rua sempre foi muito marginalizada. O preconceito existe pela falta de conhecimento e interesse pois, na verdade, temas como política e direitos humanos são tratados a todo momento em nossas rimas e grafites”, reflete o organizador.

 Entre os eventos organizados por ele, estão a Batalha do Um Real e a Batalha do Templo, que acontece todo primeiro final de semana de cada mês, e consiste em trazer o rap em sua essência, onde os jovens disputam entre si fazendo rimas.

“Penso que Vacaria está muito atrasada em relação às intervenções culturais que acontecem no país e no mundo. O hip hop está no Brasil desde a década de 80 e já tirou muita gente da criminalidade. Meus amigos da época de escola, por exemplo, hoje são viciados ou estão mortos em sua maioria, isso devido ao ambiente que infelizmente algumas pessoas tem contato desde criança”, diz Maicon.

Atualmente, o Cypher Roots tem uma parceria com a Batalha da Moeda, de Caxias do Sul, grupo este do mesmo segmento cultural. Maicon ainda promove campanhas para arrecadação de roupas para os mais necessitados, estimulando os jovens que participam dos eventos à trazerem a sua doação, assim como o projeto Livremente, que tem como foco fazer uma troca de livros antigos que já tenham sido lidos pelos donos, por outros novos, facilitando e fomentando o hábito da leitura. A troca dos livros pode ser feita diretamente no colégio Ione ou com o próprio Maicon. “Quero aproveitar e convidar à todos para prestigiarem o evento da Batalha do Templo, no dia 7 de Outubro, às 15:30, no colégio Ione, onde pessoas importantes da cena do hip hop regional estarão presentes”, finaliza.

 

Para mais informações acesse:

www.facebook.com/rootscypher

Instagram: @cypherroots

 

COMENTÁRIOS




Caieruff

O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.