Cores na arquitetura

Tonalidades mais alegres e sair do comum. Este é o objetivo deste projeto que ousa nas formas e cores para trazer uma identidade mais contrastante e diferenciada ao ambiente

01/08/2018 Casa20 Amanda Cordova Tiago Sutil

Não há dúvidas de que os ambientes neutros são um charme, trazem uma atmosfera sutil e fogem à qualquer modismo de cores e tendências mais ousadas. Eles são clássicos e, dificilmente um ambiente clássico vai ser tornar cansativo visualmente.

Para os projetos de banheiros, não é diferente. Geralmente os clientes nos solicitam estilos e tons tradicionais, onde temos a predominância dos famosos “tons de beges e cinzas”.

Mas neste projeto pensamos ao contrário. Optamos por usar tonalidades mais alegres e sair do comum. Ousar nas formas e cores para trazer uma identidade mais contrastante e diferenciada ao ambiente.

Os clientes

Os clientes Diva e Luiz Carlos Cordova, como a maioria, optaram pelos tons neutros nos demais cômodos de sua casa. Como o banheiro social foi o último cômodo a ser executado, pediram para que fosse projetado um banheiro colorido, para diferenciá-lo do restante e deixar um ambiente alegre.

O projeto

Ao projetar a residência, criamos este banheiro para ter dupla função: lavabo, por estar próximo à sala e cozinha, e banheiro social para receber hóspedes. O banheiro de 6m², tem um espaço de 1.20m para a área de banho, o que o torna prático e funcional. Este espaço amplo do ambiente também nos possibilitou criar uma bancada de 1.10m, espaçosa para guardar os materiais do banheiro e itens pessoais.

Elegemos 4 materiais de revestimento para o projeto:

- Porcelanato quadrado em tom de bege para o piso;

- Porcelanato branco com efeito 3D para as paredes em geral;

- Pastilhas 30x30 nos tons de azul, para parede de destaque no box;

- Quartzo azul na bancada, combinando com o tom azul das pastilhas.

O desafio foi adequar as diferentes texturas e cores dos elementos escolhidos de forma harmônica e organizada, a fim de tornar o ambiente interessante e agradável. Assim, elegemos a parede do box, de frente para a porta de entrada para ser destacada com a faixa de pastilhas. Nesta mesma faixa, criamos o nicho para os shampoos, elemento muito útil e prático no dia-a-dia.

O azul das pastilhas, é equilibrado através do revestimento branco das paredes, mesmo na cor neutra, traz uma leveza e movimento pela sua forma.

A iluminação foi distribuída de forma homogênea para uma adequada inserção de luz, além da valorização dos revestimentos. Optamos por lâmpadas par30 para a iluminação geral, pois essas lâmpadas possuem um ótimo desempenho em ambientes com vapor d’água. Na bancada utilizamos lâmpadas dicróicas, para a função de iluminar o espelho.

A bancada de gavetas e portas de abrir, tem seu tempo no quartzo Diamond Blue em dois níveis. O móvel acima da bancada, pequeno, porém muito útil, facilita para guardar as escovas, perfumes, e itens pequenos.

 

Responsável Técnico: Amanda Ferreira Cordova – graduada pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí e pós graduada pelo IPOG – Instituto de Pós Graduação - em Design de Interiores e Iluminação.

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.