Matérias

Contabilidade ao acesso de todos

A tecnologia e as demandas dos empresários aumentaram as possibilidades de trabalho para um contador

01/09/2017 Artigos Antônio Joildo da Silva Bruna Bueno

Foi-se o tempo em que a contabilidade era apenas tributária e tinha o simples papel de fiscalizar os gastos de uma empresa. Hoje a preocupação de um empresário é totalmente voltada para a saúde do empreendimento como um todo. Com o passar dos anos, a tecnologia trouxe riqueza de informações para o setor, proporcionando agilidade nos processos.

A contabilidade pode ser utilizada como um fator de decisão, usando os índices e dados que só um contador pode oferecer. Dessa forma, o presidente de uma empresa não cometerá o erro de desligar um funcionário que dá bons resultados dentro de um determinado setor e manter outro que talvez não seja tão imprescindível para o negócio. Esse erro é corriqueiro e acaba trazendo malefícios ao rendimento da instituição.

Todo empreendimento deve solicitar uma contabilidade completa e não resumida, para assim, ter controle sobre seus custos, valores, estoque, investimentos e quadro de colaboradores, por exemplo. A informática já é capaz de oferecer gráficos, informações cruzadas e contabilidade por centro de custos, fatores determinantes para aqueles que trabalham com atividades múltiplas. O empresário pode acessar em tempo real os dados de sua empresa, o que mostra a evolução dentro do contexto contábil.

É importante salientar que a crise pela qual passamos existe e é muito preocupante. Porém, ela é potencializada à medida que a publicidade a estimula. A economia é um ciclo virtuoso, que se agrega a muitos fatores do dia a dia. Além disso, ela não se sustenta apenas monetariamente. A população passa a criar barreiras inconscientes de consumo e instabilidade emocional, antes mesmo da financeira.

A contabilidade está na sociedade e seu entendimento se emprega também para leigos, principalmente nesse momento de dificuldade econômica. Não mais somente focada no dono da empresa, esse setor também atende fornecedores, acionistas, bancos e é um serviço cada vez mais solicitado para cuidar do bem estar dos empreendimentos de grande e pequeno porte.

Antonio Joildo da Silva

Técnico em Contabilidade, Graduado em Administração de Empresas e Diretor da Adecont.

 

 

COMENTÁRIOS



Últimas

Mais fortes que o câncer Especiais

Edson Benedet Publieditoriais

Talento nato Artistas

Casa Blanca Publieditoriais

Expedição: Hungria Expedição



Caieruff

O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.