Cinquenta anos batendo na marca

Conheça a história do grupo Os Vacarianos, que completa cinquenta anos de estrada com reconhecimento no Rio Grande do Sul e no país, o qual fez a música gaúcha romper fronteiras

01/04/2019 Artistas Carolina Padilha Alves

Foi no ano de 1969 que tudo começou. Encabeçado por Antenor Bossardi e Deoroci Silveira, nascia o grupo Os Vacarianos, que apresentava músicas puramente nativistas, enaltecendo a cultura gaúcha.

Quem nos conta essa história, é Beno Santos, que se integrou ao conjunto em 1971, ficando até a década de 90. Beno gravou o primeiro LP do grupo, produzido em São Paulo, e que contava com uma das músicas mais famosas do Rio Grande do Sul, chamada Bugio do Chaleira Preta, de autoria de Rivadavia Barreto, a qual foi regravada posteriormente por vários outros intérpretes, inclusive Porca Véia.

Os Vacarianos foi o segundo grupo gaúcho a ter o seu próprio ônibus, que na época era artigo de luxo. Nele, viajavam o país inteiro fazendo shows, indo até a divisa do Brasil com a Bolívia, local mais longínquo onde já tiveram o prazer de tocar.

“Tocamos em Brasília, no Congresso Nacional, em São Paulo, no Paraná, entre tantos outros. Tínhamos empresários espalhados pelas cidades, que brigavam por datas e mantinham nossa agenda sempre lotada”, relembra Beno.

Entre os muitos nomes de grande importância que passaram pelo grupo, a formação mais conhecida e que permaneceu por mais tempo foi a que contava com Osmar Silva, Heitor Maciel, Pelézinho e Beno Santos.

Considerado o melhor conjunto de baile pela TV Centro América, Os Vacarianos participaram de inúmeros programas de TV, festivais nativistas, eventos, tocando sempre aos finais de semana e tendo reservado todo o dia 31 de Dezembro, durante muitos anos, para a cidade de Jaguari, na fronteira do estado.

“Nunca me esqueço que um dia, no auge da carreira, anunciei na rádio o baile de final de ano e mais cinquenta e um shows para o ano seguinte, todos já com contrato na mão”, diz Beno.

Em 1975, o grupo gravou seu segundo LP, intitulado Leonardo e Os Vacarianos, gravado em Porto Alegre. Leonardo, já falecido, era músico, cantor e o autor da música Céu, Sol, Sul, considerado um verdadeiro hino para todos os gaúchos.

Os Vacarianos pararam por alguns anos na década de 90. Porém, tudo que é bom não pode acabar por definitivo, assim, tão facilmente. E então, Luis Antonio de Oliveira Ambrozini (Nenê) e Osmar Silva, tomaram as rédeas do grupo, que em 2002 gravou o CD Acordes e Saudades. Posteriormente, em 2013, nasceu o CD Estampa Campeira, com a formação existente até os dias atuais: Tarciano Ambrozini, Benito Gobeti, Diego Borges, Anderson Ferreira (Koelho), Tobias Cechinato e Tomás Cechinato.

Em Janeiro deste ano, houve o jantar baile de lançamento do CD Os Vacarianos - 50 anos, no CTG Rancho na Integração. O grupo hoje, com seis integrantes, continua levando o nome do conjunto que é motivo de orgulho para os conterrâneos e que tanto animou fandangos Rio Grande afora.




 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.