Boa Arquitetura, Bons Sonhos!

A suíte do casal deve conciliar o gosto pessoal de ambos e isso torna a missão do Arquiteto desafiadora! Contudo, ao encontrar um ponto de equilíbrio no projeto, é possível criar um ambiente bonito e confortável que abrigue as particularidades de cada um

01/03/2019 Casa20 Etiene Arcari Tiago Sutil

O Plano de Necessidades e a cartela de cores e materiais foram desenvolvidos junto do cliente, que explanou com clareza seus desejos. Reutilizar a estrutura dos armários, aliar o design ao bom aproveitamento dos móveis, criar um ambiente moderno e acolhedor foram algumas das principais metas.

Como não estamos falando de um dormitório simples, mas sim de uma suíte, é importante destacar que ao lado do banheiro e da área de dormitório existe um espaço anexo, inicialmente ocupado por um roupeiro e uma cômoda, porém, a distribuição dos móveis não agradava o casal e também não era suficiente para armazenar todas as roupas.

Partindo deste cenário foram determinadas algumas diretrizes:

a) acompanhar a cartela de cores existente buscando harmonização entre os ambientes;

b) reorganizar o layout do espaço anexo e transformá-lo em um closet organizado e bem distribuído;

c) criar mobiliário funcional que divida o closet do espaço do dormitório.

Elegância, funcionalidade e aconchego traduzem a imagem deste quarto: os tons neutros se espalham pelas paredes e móveis fixos, encontrando-se com a nobreza e a versatilidade do linho utilizado, tanto na cabeceira, quanto nas cortinas.

A harmonia entre os tons segue a paleta crescente dos neutros, aproximando-a da modernidade com o design dos móveis e demais elementos distribuídos pelo quarto. Criou-se o painel de TV estilizado unindo o MDF Chamois (Masisa) ao espelho bronze que reveste a porta de acesso ao closet, cumprindo a função de separá-lo do dormitório. A cabeceira estofada centralizada na parede do quarto, foi emoldurada pelo mesmo espelho bronze com acabamento bisotado.

O aconchego foi um dos resultados obtidos pela harmonização entre o estilo clean e os detalhes decorativos: espelhos bronze bisotê, botões na cabeceira estofada, pendentes redondas laterais, conjunto de tapetes persa, cadeira de apoio com almofadas em conjunto com as da cama. Claro que tudo isso gira em torno da principal estrela do quarto: a cama, que recebeu um jogo de lençóis e cobre leito trezentos fios acetinado.

Para finalizar com sucesso, não podemos esquecer de uma grande aliada que faz toda a diferença: a Iluminação! Sem um bom projeto luminotécnico não conseguiríamos atingir os objetivos citados acima, considerando que a adequada distribuição da iluminação é a principal responsável pela atmosfera acolhedora desenvolvida para o dormitório.

O forro de gesso liso foi projetado para receber iluminação de spots embutidos distribuídos sob a cabeceira, em cima da cama, no hall de entrada e na frente do painel. Optou-se por trilho eletrificado para o closet para melhor distribuição de iluminação pontual. A iluminação em destaque ficou com os dois pendentes laterais sob os gaveteiros, inovando e proporcionando distribuição eficiente da luminosidade.

 

Responsável Técnico: Arqª Etiene do Amaral Arcari – Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Detalhamento Digital de Projeto. Instagram @eaarq

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.