Matérias

Bitcoins

Atraindo a atenção de investidores, as bitcoins já são aceitas como meio de pagamento em alguns países

01/04/2018 Artigos Diego Rossi Barp

A tecnologia está avançando cada vez mais rápido, tornando tudo em nosso mundo mais informatizado e inteligente, facilitando e agilizando nossas rotinas. Isso está mudando a forma de como interagimos nas nossas relações pessoais e nas relações comerciais, o que é muito importante nesse nosso mundo globalizado.

Há pouco mais de nove anos foi criada uma moeda, como qualquer outra, mas com diferenciais inovadores, uma moeda virtual. Essa moeda, chamada bitcoin, não pode ser guardada na carteira ou no bolso, pois ela não é criada em bancos centrais mas em computadores.

Seu criador, Satoshi Nakamoto, que não se pode comprovar sua identidade até hoje, fez uso de computadores com altos níveis de processamento para extrair, ou na linguagem técnica, minerar um bitcoin, onde nada mais é do que processamento na resolução de cálculos matemáticos.

Hoje qualquer pessoa pode fazer sua moeda bitcoin, apesar da alta complexidade de geração. Um exemplo disso é que podemos levar anos para fazer 1 bitcoin, ou então podemos recorrer a empresas (corretoras) e comprar bitcoins ou frações de bitcoins. Para isso é necessário termos uma carteira virtual, que é um software ou aplicativo de celular, onde conseguimos visualizar um código extenso de números e letras, que é o bitcoin. Hoje uma moeda virtual dessas vale aproximadamente R$ 22.000,00.

No mercado já existem países como a Rússia e Japão que aceitam transações de bitcoin. Por outro lado, uma das economias mais fortes do mundo como a China, restringe seu uso.

Podemos dizer que o bitcoin é algo que está se expandindo pelo mundo, porém por ter alta volatilidade em seu rendimento e não existir um órgão regulador, ainda deixa muitas pessoas com receio de investir seu dinheiro em bitcoins.

Diego Rossi Barp - Analista de Sistemas da empresa Domper

 

COMENTÁRIOS




Caieruff

O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.