Matérias

Vintage: o moderno e o antigo, juntos

O novo e o antigo convivendo em harmonia. Essa é a proposta da arquiteta Amanda Cordova, através do estilo Vintage, usado na decoração de interiores. Mas cuidado: é bom compor e planejar moderadamente, para não deixar o lugar cansativo

07/07/2014 Artigos

Assim como na Moda, na Decoração de Interiores, de tempos em tempos, antigas tendências voltam a ganhar um espaço especial nos ambientes. A esse estilo, dá-se o nome de Vintage. Ele vem aparecendo com mais frequência e naturalidade e utiliza objetos e variadas peças de referência das décadas 1920 a 1960.

A palavra Vintage é anglo-francesa, usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreciam à produção de um vinho com qualidade diferenciada. A origem ou significado vem de "vint", relativo à safra de uvas e "age" à idade.

Na Arquitetura e Decoração, o termo está presente nos móveis, peças e objetos antigos. É comum que muitas pessoas tenham esses elementos, geralmente herdados. Também são Vintage aqueles objetos que tinham outra função que não a decorativa na época, mas hoje em dia utilizamos na decoração. Um exemplo são as antigas garrafas de vidro, hoje usadas como vasos de flores.

A Decoração Vintage dá um toque delicado e muitas vezes romântico e descontraído ao ambiente. Com um grande poder de destaque e demarcação visual, geralmente estes móveis e objetos são ricos em detalhes, recortes, cores, principalmente ao serem restaurados. Já na composição de tecidos e estofados em geral há uma forte mistura de cores e estampas. Além de um legado com valor histórico, por vezes têm-se agregado valor sentimental e este é um dos fatores mais interessantes do estilo.

"Restaurar móveis antigos é uma boa dica para quem deseja renovar a decoração sem investir num móvel novo."Amanda Cordova

Como está cada vez mais difícil encontrar no mercado moveis antigos originais, atualmente existem muitas empresas que fazem réplicas e releituras de móveis e objetos Vintage. Há também quem restaure estes móveis, trazendo novas cores e um visual mais alegre. Essa é uma boa dica para quem deseja renovar a decoração sem investir num móvel novo. Além disso, essa tendência vem ganhando um espaço ainda maior no mercado, com fortes influências em eletrodomésticos, papéis de parede, revestimentos cerâmicos, luminárias, peças artesanais e uma infinidade de outros produtos.

O Vintage se enquadra muito bem à qualquer outro estilo e este é o grande segredo ao criar os ambientes com essa atmosfera: o equilíbrio entre as peças “antigas” e os demais elementos. Um ambiente todo Vintage pode ficar visualmente repetitivo e até mesmo pesado (salvo quando realmente é essa a intenção). Por isso, a importância de uma boa composição e planejamento na decoração dos ambientes.

Alguns exemplos de decorações no estilo Vintage:

1) Utilização de garrafas de vidro como vasos de flores;
2) Antigas malas de viagem como apoio de cama;
3) Almofadas com tecidos florais delicados, tons pastéis, bordados;
4) Abajures ou luminárias Vintage são ótimos objetos decorativos, além de fácil substituição no caso de preferir trocar futuramente;
5) Gaiolas de ferro: pode-se decorar as gaiolas com velas ou arranjo de flores;
6) Decoração na parede com discos de vinil;
7) Antigas penteadeiras com espelho: além do ar Vintage, trazem um aspecto romântico ao ambiente;
8) Decoração na parede com pratos antigos;
9) Relógios e rádios antigos cabem muito bem nos ambientes Vintage;
10) Restaurar um sofá antigo, trocando o estofado, mas mantendo seu desenho original;
11) Restaurar de cadeiras antigas com uma nova pintura;
12) Utilizar a antiga máquina de costura como base para móveis;
13) Papéis de parede com pequenos desenhos repetidos;
14) Laquear móveis diversos antigos;
15) Geladeira antiga inserida na cozinha;
16) Ladrilhos hidráulicos estão na moda e dão um ar alegre às cozinhas
17) Revestir a antiga cômoda com tecido e detalhes em pintura.

Amanda Cordova
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí, cursa Pós Graduação em Iluminação e Design de Interiores no Instituto de Pós Graduação Ipog. Facebook / Portfolio

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.