Matérias

Alimentos perigosos para cães e gatos

Os cães e gatos estão cada vez mais próximos de seus donos e por este motivo acabam compartilhando de forma errônea a mesma alimentação

01/01/2018 Artigos Caroline Pontalti

Várias substâncias são capazes de causar intoxicações ou envenenamentos, podendo até por a vida deles em risco, sendo que muitas delas estão presentes nos alimentos para consumo humano. Alguns dos alimentos mais comuns à nossa mesa que são tóxicos para os cães e gatos são:

Chocolate

O chocolate contém uma substância denominada teobromina, um alcalóide amargo relacionado com a cafeína, que é tóxico, podendo ser fatal dependendo do tamanho do animal, do tipo e da quantidade de chocolate ingerida. A teobromina é uma substância com ação diurética, estimulante cardíaca sendo extremamente nociva em excesso, podendo resultar em morte. No mercado pet, existe chocolate com formulação especifica para cachorro.

Cebola e alho

A cebola contém os componentes tóxicos (tiossulfitos) que podem danificar as células vermelhas do sangue e provocar anemia, além de irritação do trato gastrointestinal. O alho é considerado menos tóxico que a cebola, porém deve ser evitado.  Os gatos são muito mais susceptíveis à toxicidade do que os cães.

Ossos

Podem causar graves problemas de saúde! Provocam lacerações nas gengivas, fraturas de dentes, obstruções e até perfurações do trato gastrointestinal. A maioria destes problemas são situações de urgência veterinária e requerem tratamento cirúrgico.

Comidas ricas em gordura

Podem causar inflamação do pâncreas (pancreatite) e inflamação gastrointestinal (vômito, diarreia e dor abdominal).

Uvas e Passas

Estudos mostram que podem causar lesão renal em cães.

Cafés, chás e refrigerantes

Todas as bebidas que contêm cafeína, teofilina e teobromina, que para nós são bebidas estimulantes, para os cães são potencialmente mortais. Os animais têm características metabólicas que os impedem de eliminar estas substâncias rapidamente, acumulando-as no organismo e provocando sinais de intoxicação.

Caroline Pontalti - Proprietária da Toca das Patas

 

COMENTÁRIOS




Caieruff

O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.