A importância da nutrição correta dos cães e gatos

Cada animal de estimação requer uma alimentação conforme suas necessidades, por isso é fundamental fornecer para o seu pet uma ração específica para ele

01/10/2019 Artigos Toca das Patas

Cada animal de estimação requer uma alimentação conforme suas necessidades, por isso é fundamental fornecer para o seu pet uma ração específica para ele. Quem vai te dar essa informação e te orientar sobre a melhor opção para o seu amigo é o Médico Veterinário. Por esse motivo, há rações para cães e gatos por raça, idade e tamanho. Isso ajudará a evitar certos transtornos e problemas de saúde.

Quanto à alimentação, não é a mesma coisa ter um cão pequeno e um médio ou grande. Além de serem diferentes as quantidades de ração que um precisa, também devemos levar em conta suas necessidades nutricionais que, é claro, diferem segundo o tamanho do animal. Por isso a importância de oferecer a quantidade adequada para ele (em todas as embalagens vem descrito a quantidade diária de ração de acordo com a idade e peso).

Cães filhotes e cães adultos também se diferenciam na questão necessidade nutricional. Os filhotes precisam de nutrientes que irão ajudar em seu desenvolvimento saudável, por isso, ele deve se alimentar com ração para filhotes. Já o cão adulto precisa de uma ração que mantenha sua saúde em dia e que supra todas as suas necessidades para que tenha mais disposição e vitalidade.

Além do tamanho do animal e idade, existem outras questões que devemos levar em conta no momento de alimentá-los: a raça é uma delas. Não são os mesmos cuidados com um cão de focinho chato e um com focinho proeminente; também há diferenças entre um animal de estimação de pelo longo e outro de pelagem curta.

Os cães braquicefálicos, como o Buldogue, costumam regurgitar comida pois sua traqueia é muito curta e suas mandíbulas não fecham corretamente. Por não poder mastigar bem a ração, eles precisam consumir uma especial, de tamanho adequado e de forma triangular. 

A alimentação correta também é indicada quando o pet, seja ele cão ou gato, apresenta alguma enfermidade, por exemplo, uma doença no trato urinário. Existem rações específicas que auxiliam no tratamento dessas afecções. As rações que auxiliam no tratamento de doenças no trato urinário mantém o ph da urina no desejável, além de auxiliar na dissolução de cálculos, entre outros benefícios.

Assim como todo pet, o gato precisa de cuidados especiais, tanto para prevenir como para tratar possíveis problemas de saúde. Os benefícios dos alimentos específicos para cães e gatos de raça são diversos e pontuais. O perfil nutricional, formato, tamanho e textura dos croquetes, entre outras características de tais produtos, atendem de forma precisa às necessidades raciais cientificamente reconhecidas por médicos-veterinários e criadores, que objetivam e favorecem a qualidade de vida e o bem-estar dos animais.

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.